O Palotinense - Palotina Notícias

MENU
Logo
Sexta, 25 de junho de 2021
Publicidade
Publicidade

Palotina

Neste sábado 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Conhecer para preservar

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o tema: “Conhecer para preservar” essa campanha homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente e visa trazer informação para que o cidadão conheça sobre as ações ambientais e sobre espaços de conservação no município.

Palotina é um município que desenvolve diversas ações de cuidados com o meio ambiente tanto na esfera pública como na sociedade civil.

A Administração, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios lindeiros ao lago de Itaipu e a Itaipu Binacional   vem desenvolvendo diversas atividades como: oficinas educativas de recuperação de nascentes, a Coleta Seletiva de resíduos, Manejo e Manutenção do Aterro Sanitário  e campanhas de conscientização, entre outros, para educar, informar e conscientizar. Além disso tem o projeto Palotina Recicla Orgânico que é desenvolvido nas escolas com professores e alunos  e na comunidade, os participantes recebem orientação sobre o manejo das composteiras que os inscritos no projeto receberam. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a UFPR.

Temos ainda no município a Coleta e destinação correta de embalagens de agrotóxicos pela ARDEFA e a separação dos resíduos secos através da APAVA.

A ARDEFA , fundada em 10 de outubro de 2001,é uma entidade sem fins lucrativos que representa as empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades na destinação final nas embalagens de agrotóxicos, devolvidas pelos seus clientes. Atua em 25 municípios e está entre as principais associações do Paraná.

A APAVA-Associação dos Agentes Ambientais e de Reciclados Palotina Preserva, foi fundada em 2004 e hoje conta com 20 catadores associados que trabalham 8 horas por dia na Central de Triagem. Por mês são comercializadas cerca de 70 toneladas de material reciclado.

O Parque Estadual São Camilo é uma unidade de conservação que fica junto ao IAPAR e foi criado em 1990 como Reserva Biológica São Camilo. Conserva uma pequena amostra da fauna e da flora nativa e tem o objetivo de proteger a biodiversidade da região, favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico. O parque fica aberto para visitação de segunda a sexta das 9 às 18 hs. A visitação pode ser orientada, mas é necessário agendar.

Fonte/Créditos: Assessoria

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )